Qual a diferença entre vídeo comercial e institucional?
Agora que você já decidiu contratar uma produtora de vídeo para divulgar a sua marca, surge a dúvida: que tipo de vídeo deveremos fazer?
Muitas pessoas acabam confundindo vídeo institucional com vídeo comercial. Mas a verdade é que os dois são bem diferentes, desde o seu objetivo, abordagem e até a sua produção. Um vídeo institucional, por exemplo, é utilizado quando a marca quer iniciar uma relação com o cliente. Neste caso, a abordagem não passa pela venda de produtos e serviços, mas sim pela apresentação da empresa, sua missão e valores. O vídeo institucional é, muitas vezes, o primeiro contato efetivo que o cliente tem com a marca. Assim, o objetivo é a construção de um perfil positivo para a empresa, agregando valor e fazendo com que ela seja mais conhecida pelo público.
Já o vídeo comercial tem o foco de aumentar as vendas de determinado produto ou serviço. Requer uma abordagem um pouco mais incisiva para alcançar resultados, como simulações de performances, comparativos de preços e demonstração de benefícios.
Produções diferentes
Cada tipo de vídeo requer uma produção específica para que os objetivos sejam alcançados. Enquanto que no vídeo institucional o foco é mostrar a empresa, seus diretores e colaboradores, no vídeo comercial é criada toda uma demonstração do produto ou serviço, recorrendo muitas vezes a atores e cenários externos. O tempo de duração também é diferente: os comerciais variam entre 15 e 30 segundos e os vídeos institucionais já podem ter um tempo mais longo.
Apesar das diferenças entre os dois vídeos, ambos exigem um planejamento estratégico para que se consiga alcançar o objetivo proposto. Por isso, o ideal é sempre recorrer a empresas especializadas, que vão te ajudar a pensar na melhor estratégia para a sua marca.
Tags: Comerciais , Mercado de Vídeos