Marketing nas Olimpíadas: como fazer seu cliente torcer com sua marca!
3,1 bilhões de dólares. É este o valor aproximado dos patrocínios das Olimpíadas de Tóquio, que começaram oficialmente na última sexta, 23. Os direitos cedidos a 79 empresas mostram que, mesmo com o adiamento e a readequação dos torneios por conta da pandemia da Covid-19, apostar em um Marketing direcionado para os Jogos Olímpicos ainda é um negócio atrativo.
E é atrativo mesmo. O valor é três vezes maior do que foi arrecadado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e em Londres em 2012. E mesmo com o adiamento, as empresas permaneceram com o desejo de anunciar no torneio mais importante do esporte global.
Mas o Marketing Esportivo vai muito além dos patrocinadores. Ele envolve toda uma atmosfera de torcida, incentivo ao esporte e superação. E aqui entra toda a conjuntura atual do poder das redes sociais. A força da Internet neste período vai servir para as marcas criarem um elo de ligação entre atletas, empresas e torcedores. E como o brasileiro é, de fato, um torcedor nato, apostar na brasilidade e na emoção de superar desafios é um chute a gol quando se fala em engajamento. E não precisa de um torneio mundial para apostar em uma campanha assim.
E por falar em engajamento, as redes sociais são importantes até para trazer visibilidade aos atletas. O jogador da seleção de vôlei masculino Douglas Souza virou o queridinho dos internautas após publicar vídeos divertidos. A fama foi praticamente instantânea e rapidamente ele foi contratado pela agência de Marketing Digital mynd8. A jovem skatista Rayssa Leal, a mais nova atleta do Brasil a competir nas Olimpíadas, também viu sua visibilidade crescer nas redes.
Mas como as marcas podem aproveitar as Olimpíadas para gerar engajamento?
Apostar no efeito torcida é uma boa ideia. O esporte é paixão nacional e, mesmo quem não é torcedor ferrenho para tudo para assistir as partidas. Então, criar estratégias que associem as marcas aos Jogos traz bons resultados, porque ativa gatilhos positivos de emoção e pertencimento. ‘
Vamos ver algumas ideias de Marketing aliadas às Olimpíadas?
- Brindes para os clientes que acertarem o placar ou o vencedor de uma partida;
- Descontos no produto ou serviço se um atleta brasileiro subir ao pódio;
- Frete grátis em compras realizadas em dia de jogo;
- Prêmios para os melhores sósias dos atletas da delegação brasileira;
- Restaurantes poderão apostar em um dia dedicado à gastronomia dos países participantes dos jogos;
- Lojas de roupa poderão fazer conteúdos nas redes analisando os looks dos atletas e trazendo produtos similares que elas mesmo comercializam.
O céu é o limite quando o assunto é gerar conteúdo. Lembre-se, nem tudo pode gerar aumento nas vendas de imediato, mas pode ter certeza que o seu público vai ser mais engajado e, consequentemente, sua marca será lembrada.
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