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Por que anunciar na TV ainda é um bom negócio

Sempre que surge um novo meio de comunicação, a mídia anterior é condenada ao fracasso. Foi assim com o rádio, quando surgiu a TV, e é assim com a TV desde o surgimento da Internet. No entanto, contrariando as expectativas dos mais pessimistas – já se fala do fim da TV há pelo menos cinco anos -, o novo advento da tecnologia não veio para acabar com a televisão, mas impôs uma reinvenção praticamente obrigatória para as principais emissoras.

A televisão não vai acabar, mas é certo que a audiência não é a mesma. O número de televisores ligados cresceu um ponto percentual no Brasil em 2020, ano marcado pela pandemia e pela quarentena, na comparação com 2019. Ainda assim, todas as principais emissoras de TV aberta e os canais pagos perderam audiência.

Mesmo com esse cenário, as principais marcas não deixam de anunciar na TV. Por quê?

É que mesmo com o fortalecimento das redes sociais, a televisão ainda exerce uma grande influência na sociedade. Além disso, a publicidade na TV ainda é uma das principais formas de arrecadação das emissoras, graças ao poder de alcance que elas proporcionam.

Mas o que tem acontecido é que as agências de Marketing têm aproveitado o boom das redes sociais para criar estratégias convergentes entre mídia tradicional e Internet. Com a população mais jovem cada vez mais ligada ao que rola na web, é necessário que haja uma ligação entre o mundo virtual e seus personagens - como youtubers e influenciadores digitais - e a TV, com seus grandes nomes, como apresentadores e atores, transitando entre os dois mundos.

E as TVs acompanharam de fato essa tendência mundial por streaming. A Globo Play, por exemplo, já tem mais de 30 milhões de assinantes e a tendência é crescer ainda mais neste ano. E a emissora faz, com maestria, digamos, a convergência entre a plataforma de streaming e a programação tradicional, com comerciais sobre as novidades do serviço e prévias de episódios de séries exclusivas do seu catálogo. A transmissão 24h do BBB no Globo Play também contribuiu para o aumento de usuários.

Outro motivo para reafirmarmos que a TV ainda é uma boa aposta para propaganda é o fato de as próprias plataformas de streaming e aplicativos anunciarem na televisão. A Amazon patrocina o Power Couple, da Rede Record, e em No Limite, da Globo. A Netflix foi confirmada como uma das patrocinadoras oficiais da transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o Tik Tok anunciou no intervalo da final do BBB 21 e em outras ocasiões – sempre no horário nobre.

A TV não morreu – e está longe disso. Mas quem conseguir aproveitar o melhor das diferentes mídias sai na frente quando o assunto é ser lembrado pelo público.

Tags: Mercado de Vídeos , Televisão

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