4 dicas para você se preparar para a Black Friday
Chegando à reta final do ano, marcas de varejo começam a se preparar para uma das melhores datas para o comércio. E os números de 2021 mostram isso: as vendas no e-commerce brasileiro entre 18 e 24 de novembro, ou seja, na semana que antecedeu a Black Friday 2021, totalizaram R$ 2,8 bilhões. O valor corresponde a uma alta de 31% em relação ao mesmo período de 2020.
Ou seja, a Black Friday começa muito antes do dia propriamente dito. Além de muitas empresas anteciparem as ofertas, criando a Black Week ou até o Black November, a preparação para esta data é fundamental para o sucesso nas vendas.
Separamos quatro dicas para você preparar a sua marca para este grande dia. Afinal, um bom planejamento é fundamental para obter vantagens competitivas e alavancar as vendas.
1 - Planeje e prepare suas ofertas e descontos com antecedência:
Faça uma pré-campanha antes de entrar no período de vendas. Envie e-mails marketing falando sobre o que os clientes podem esperar, crie um sentimento de expectativa e de desejo nos seus consumidores. Pequenos vídeos funcionando como spoilers podem dar bom resultado.
2 - Invista em Marketing e anúncios:
A propaganda é a alma do negócio, principalmente em datas especiais, quando todo mundo – inclusive seu concorrente! – quer vender mais. Por isso, não deixe para anunciar na semana da Black Friday. Aproveite as redes sociais e outros tipos de mídia para mostrar suas ofertas.
Aqui, o legal é que os vídeos sejam claros sobre qual é o produto e o preço. Afinal, nesta época, o cliente quer saber é quanto vai custar sua compra.
3 – Prepara seu time para o atendimento e para o pós-venda:
De acordo com um levantamento realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, 9 em cada 10 clientes levam em consideração o atendimento na hora de fazer uma compra. Aproveite a data para explorar seu relacionamento com o cliente. Sua equipe deve estar pronta para ajudar os consumidores e realizar o melhor atendimento, inclusive depois da compra. O pós-venda é fundamental para manter o contato com o consumidor e seguir no seu radar de compra.
4 – Garanta o seu estoque
A Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro e a expectativa é de que 50% dos brasileiros aproveitem as promoções. Esse número representa um crescimento de 3% na intenção de compra em relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, realizada pela Behup.
Agora imagine: metade da população do nosso país pretende fazer alguma compra na Black Friday. As lojas precisam garantir que os clientes recebam os produtos adquiridos. Não adianta montar a melhor estratégia de Marketing e não ter o produto para entregar. Uma ruptura de estoque pode ser prejudicial ao seu negócio e fazer com que você perca vendas.
Viu como é importante se planejar com antecedência para esta data?
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Tags: black friday , produção de vídeos , estratégia de marketing , vendas