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Datas comemorativas e a importância de um planejamento anual de Marketing

Trabalhar o Marketing da sua empresa em datas especiais como Dia da Mulher, Dia dos Pais e das Crianças vai muito além daquele comercial bonito.

Datas comemorativas, além de possuírem um forte apelo comercial na maioria das vezes, impulsionam o relacionamento da marca com o consumidor, gerando uma identificação quase que instantânea.

No audiovisual, isso é muito mais notório. Quem nunca se emocionou com aquele comercial de Dia dos Namorados ou de Dia das Mães? Isso acontece porque, de fato, o vídeo contribui para criar uma história, que não precisa ser real, mas emocionante e envolvente para conquistar a atenção do seu público. 

E isso vale não só para datas fortemente comerciais, como Black Friday ou Natal, por exemplo. Datas comemorativas que não remetem propriamente para o aumento das vendas também podem e devem ser usadas, sobretudo para reforçar a responsabilidade social das marcas e seu posicionamento perante o que acontece no país e no mundo.

A nossa dica é definir quais datas comemorativas são estratégicas para seu negócio. Afinal, cada empresa tem um perfil e um público-alvo! E já que estamos no início do ano, que tal pensar numa estratégia a longo prazo e pensar todas as datas que podem ser trabalhadas pela sua marca?

A seguir, confira as principais datas que com certeza podem ser inseridas dentro do planejamento de qualquer empresa.

 

8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Esta data é muito mais do que um dia para comprar presentes. O Dia da Mulher ganhou um forte apelo social, para fortalecer a importância da igualdade de gêneros e inspirar seu público com histórias de mulheres que superam dificuldades e se destacam no respectivo setor. A data pode ser trabalhada tanto em comércios quanto em grandes empresas, com ações de endomarketing, por exemplo.

 

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho claramente não tem uma conotação comercial, mas é uma data que precisa estar no calendário da equipe de Marketing de qualquer empresa, independentemente do porte ou setor em que atua. Aqui, a aposta pode ir para vídeos institucionais, com ênfase para a homenagem aos colaboradores.

 

2º DOMINGO DE MAIO – DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é uma das principais datas do comércio brasileiro. Aqui, a estratégia de Marketing pode, sim, ser direcionada para o aumento das vendas, com comerciais mostrando os produtos da sua empresa, ou ações especiais com um toque mais emotivo. É um ótimo momento para chegar ao íntimo do público e valorizar o relacionamento com a audiência.

 

5 DE JUNHO – DIA DO MEIO AMBIENTE

Aqui, a ideia é mostrar ao público a responsabilidade social da sua empresa, provar que sua marca entende a necessidade de uma gestão responsável de recursos. Assim, os consumidores verão na sua empresa uma preocupação em ter nova mentalidade de consumo. A data também pode ser trabalhada para ações com os próprios colaboradores, como separação correta do lixo reciclável, por exemplo.       

 

12 DE JUNHO – DIA DOS NAMORADOS

O dia 12 de junho é a terceira data mais importante para o varejo em termos de movimento e vendas, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. Aqui, vale seguir a mesma estratégia realizada para o Dia das Mães.

 

SEGUNDO DOMINGO DE AGOSTO – DIA DOS PAIS

Uma das melhores formas de incluir sua empresa nas campanhas do Dia dos Pais é através dos vídeos. Você pode apostar em comerciais curtos e diretos e até aproveitar para oferecer descontos e promoções.

 

15 DE SETEMBRO – DIA DO CLIENTE

Nada melhor do que criar uma campanha para homenagear e agradecer aos clientes de uma empresa. As pessoas gostam de se sentir valorizadas pelas marcas, não apenas com ofertas ou cupons de desconto, mas também com a sensação de que fazem parte de uma grande “família”.

 

OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL E OUTRAS DATAS RELATIVAS A CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE

Campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata já fazem parte de qualquer estratégia de Marketing. Mas essa responsabilidade social pode ser estendida para outros meses com ações igualmente importantes, como Fevereiro Laranja (de combate à leucemia), Maio Amarelo (de prevenção de acidentes de trânsito) e Setembro Amarelo, de luta contra o suicídio, por exemplo.

 

12 DE OUTUBRO – DIA DAS CRIANÇAS

Uma campanha de Marketing para o Dia das Crianças precisa ser pensada em diversas frentes. Por um lado, é preciso direcionar a comunicação para os pais, que são quem efetivamente vai realizar a compra. Por outro, não dá para esquecer as crianças, que possuem o maior poder de convencimento da compra.

 

BLACK FRIDAY E NATAL

Estas duas datas são obrigatórias para quem trabalha no varejo e quer alavancar suas vendas. Na primeira, o foco é vender, logo, vale recorrer ao Marketing de urgência, com ofertas pontuais e limitadas. O Natal já ganha uma abrangência maior, ao mesmo tempo em que tem o objetivo de vender mais, tem mais abertura para campanhas especiais para inspirar e sensibilizar.

 

Estes são alguns dos exemplos de datas comemorativas que você pode trabalhar na sua empresa. Mas sempre sugerimos para focar também em datas que se adéquem ao seu ramo de atuação e ao que seu público-alvo quer ver.

E nós da Artes Filmes estamos aqui para ajudar sua marca a ir mais além. Acreditamos que, pelo vídeo, podemos viver novas possibilidades, contar histórias e de fato aproximar empresas dos seus clientes.

Vamos criar juntos seu planejamento anual de vídeos?

Tags: Inspiração , Mercado de Vídeos

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