Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

O que você precisa saber antes de anunciar na TV.

Nesta quarta, dia 11, comemora-se o Dia Nacional da Televisão. Esta data foi escolhida por causa da padroeira da TV, Santa Clara, que nasceu nesta data. Sim, a televisão tem até uma padroeira!

E já que estamos falando sobre o maior veículo de comunicação em massa, a Artes Filmes preparou este guia prático com tudo o que as marcas precisam saber sobre incluir a TV em seu plano de divulgação e marketing.

Não pense que, com a era da Internet, anunciar na televisão virou coisa do passado. Este ainda é um dos meios com maior alcance entre o público.

Mas, como toda estratégia de Marketing, é preciso ter um bom planejamento sobre por quê, quando e como anunciar na telinha. Vamos ver?

 

- Quem eu quero que veja meu comercial?

Não é porque a TV é um meio de comunicação de massas que você não precisa definir seu público. Quando você define quem você quer alcançar, consegue fazer um conteúdo mais personalizado para ter um impacto maior.

- Qual é o objetivo do anúncio?

O que você quer com seu anúncio? Apresentar sua empresa? Aumentar as vendas? Divulgar uma mensagem específica? Isso tem de ser bem pensado não só para definir o comercial em si, mas também para avaliar se o investimento feito gerou os resultados esperados.

- Como impactar do jeito certo?

Assim que definir sua persona, é preciso avaliar vale a pena apostar na TV aberta nacional, emissoras locais ou em um canal fechado, que atinge um público mais segmentado. Também é preciso levar em conta os hábitos das pessoas que você quer alcançar. Faça uma pesquisa sobre quais são as emissoras que costumam assistir, quais são os programas de sua preferência e quais horários preferem. Assim, é possível dar um melhor direcionamento para a campanha.

- Vale a pena o investimento?

Isso depende do quanto sua empresa tem disponível para investir. Comercial de TV é mais caro do que em mídia impressa ou internet, então tudo depende do quanto você tem para investir e do objetivo da campanha. Não existe uma mídia mais viável do que a outra. Aqui, o segredo é ter uma campanha bem pensada.

- O que preciso fazer para anunciar na TV?

Como tudo o que diz respeito a Marketing e a Comunicação, você deve se cercar de profissionais especializados. Uma produtora de vídeo e uma agência de Marketing vão te auxiliar em todas as etapas, desde o planejamento da campanha, a gravação do comercial e toda a estratégia de divulgação. Ah!, vale lembrar que qualquer empresa que queira anunciar na TV no Brasil tem que registrar o seu comercial na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Contratar profissionais capacitados vai te ajudar nesses trâmites.

Veja alguns exemplos de comerciais de TV:

Agora que você já sabe como anunciar na TV, que tal conversarmos sobre a estratégia da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Tags: Mercado de Vídeos , Televisão , Vídeo Corporativo , Video Marketing , vídeo publicitário

Artes Filmes