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Marketing Esportivo: um golaço para a sua empresa!

O esporte é uma paixão mundial, isso ninguém pode negar. A relação que os torcedores têm com o futebol, o basquete, o vôlei ou qualquer outra modalidade é movida pela emoção e. claro, isso pode (e deve!) ser usado nas estratégias de Marketing das empresas.

Foi daí que nasceu o Marketing Esportivo. A verdade é que este braço do Marketing tem crescido cada vez mais como uma forma de usar a paixão pelos esportes para definir uma nova forma de comunicação, engajamento e relacionamento entre o público e os clubes, federações, atletas e, claro, as marcas.

Não, não é vender artigos esportivos! Pelo menos não é só isso.

Quem aposta no Marketing Esportivo já percebeu que vai muito além de vender camisas de time. Trata-se de emocionar, engajar e cativar o público. E, obviamente, a partir daí, se criam relações de negócio. Mas o mais legal deste tipo de ações é poder fazer parte das experiências do torcedor. É ser lembrado quando o time ganha aquele campeonato. Esse relacionamento que é criado faz parte das estratégias das equipes de Marketing.

Mas como isso pode ser feito?

As técnicas do Marketing Esportivo não diferem das ações realizadas em outros segmentos. O mais importante é que seja criada uma relação de identidade e comunicação com o torcedor. E quanto mais natural e verdadeiro for esse relacionamento, melhor. Isso pode ser feito em forma de patrocínio, licenciamento ou de publicidade em determinadas ações, como jogos pontuais ou finais de campeonato, por exemplo. O importante é que a marca deve fazer isso de forma a criar um vínculo com o cliente – aquele torcedor movido pela paixão.

Sua empresa pegando carona na paixão do torcedor!

Apostar no Marketing Esportivo abre um caminho infinito de possibilidades para promover um produto, todos baseados na ligação entre as emoções prazerosas de um jogo com uma marca, as vezes até de forma inconsciente. O esporte tem uma ligação direta com a emoção e agrada a todos. Por isso quando uma marca se associa a ele, ela pega carona em todos os gatilhos positivos que ele ativa em uma pessoa. Sendo assim, o público terá uma imagem positiva e confiável da sua empresa.

Mas cuidado! A linguagem deve ser muito bem pensada para evitar chavões que são mal vistos pelo público, como brincadeiras preconceituosas, por exemplo. Isso pode jogar no lixo todo o trabalho desenvolvido.

Como cuidar da imagem do jogador pode trazer bons resultados para os negócios?

A vida pessoal de um atleta ganha cada vez mais visibilidade depois do boom das redes sociais. Neste ponto, contratar uma empresa de marketing que zele pela imagem de um atleta é fundamental, já que os profissionais adotarão uma filosofia de trabalho que conscientize o atleta da importância de sua imagem e seus reflexos sobre os produtos e serviços divulgados.

Auxiliar os atletas a obterem resultados positivos frente à própria reputação e saber administrar episódios de crise para resgate da popularidade. Esse é o papel do gestor de Marketing Esportivo.

Viu como o Marketing Esportivo vai muito além das próprias marcas do segmento? É conseguir embarcar na emoção do torcedor para criar estratégias marcantes de divulgação e engajamento com um público amplo e diverso, mas com um interesse em comum: a paixão pelo esporte! E a partir do momento em que uma marca consegue criar um projeto de identificação com o torcedor, ela sempre será lembrada. E uma vez impregnada na mente do consumidor, isso com certeza alavancará os negócios.

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