Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

Como abrir uma produtora de vídeo?

Ser um empreendedor deixou de ser um sonho inalcançável para muitas pessoas. Hoje em dia, abrir um negócio próprio virou realidade para inúmeros profissionais que aceitam o desafio de pilotar a própria carreira de uma forma mais flexível e autônoma. Se você também tem esse perfil, muito provavelmente já tenha identificado um segmento que esteja alinhado com você.

Mas não basta escolher uma área e dar início ao processo de abertura de empresa. Antes disso, é preciso entender algumas etapas para seguir com o plano. Se você pensa em empreender na área da comunicação, em um mercado dinâmico e cheio de novas possibilidades, talvez abrir uma produtora de vídeo seja uma ótima opção para considerar. Quer entender melhor os principais passos para tirar o seu plano do papel? Continue lendo esse artigo e anote nossas dicas!

Antes de tudo, comece a elaborar o seu plano de negócio. Assim como em qualquer empresa, a sua produtora precisa ter objetivos bem estipulados e entendimento claro sobre o cenário que irá fazer parte. Aqui você irá pontuar quais serviços desejará oferecer, como por exemplo, produção de vídeos institucionais, vídeos para web, edição de imagens, entre outros.  Além disso, nessa etapa você irá detalhar toda a questão financeira e de contratação de pessoal para que a empresa possa desempenhar corretamente os serviços prestados.

No seu plano de negócio você irá definir qual será o regimento da sua produtora, como por exemplo se irá começar um negócio do zero ou comprar uma franquia já validada no mercado. Ponha tudo na ponta do lápis para entender exatamente qual é o formato mais interessante para você.

Quando o seu planejamento estiver finalizado, é hora de começar a pensar na localização que a sua produtora irá fincar bandeira.  Nessa seleção é preciso considerar alguns pontos importantes, como o público alvo, a facilidade no acesso para colaboradores e fornecedores, e também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Consulte a Prefeitura da sua cidade para se certificar de que o local escolhido poderá atuar nesse endereço. Verifique também se há restrições da Prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Para que tudo caminhe corretamente, é preciso preparar a sua documentação. Você vai precisar abrir um CNPJ, ter um alvará de funcionamento, enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra, abrir conta na Caixa Econômica Federal para cadastrar no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”, entre outros documentos específicos da cidade que você irá trabalhar.

Passando as etapas mais burocráticas é hora de pensar nos equipamentos que você irá precisar. Essa lista pode variar de acordo com a quantidade de pessoas que irá trabalhar com você e também com a linha de trabalho que a sua produtora irá seguir. Mas para dar um ponta pé inicial, uma produtora deve ser composta por câmeras, microfones, cenografia, ferramentas de edição de áudio e vídeo, fones de ouvido, luz, computadores e caixas de som.

Assim como iniciar qualquer empreendimento, abrir uma produtora de vídeo exige tempo e dedicação para que o negócio prospere. Essas foram algumas etapas importantes para começar a trazer as ideias para a realidade. Se antes de começar o processo de abertura da empresa ou durante o desenrolar dos tramites surgirem alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de expansão. Temos certeza que compartilhando a nossa experiência e expertise de mercado podemos somar nessa jornada.

Tags: Franquia

Admin