Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

Mitos e verdades sobre retorno de investimento em franquias

Quando o assunto é iniciar um novo negócio, principalmente no formato de franquias, a principal dúvida é sobre o retorno sobre o investimento realizado.

Muito se fala sobre o assunto, mas para não ter informações equivocadas, é preciso pesquisar em fontes confiáveis e ponderar o que de fato faz sentido para o seu novo negócio.

Para te ajudar a entender melhor o que é verdade e o que não é ao investir em um franquia, reunimos alguns desses pontos nesse artigo. Confira!

Escolher bem o local da franquia influencia no retorno do investimento

VERDADEIRO!

Assim como em qualquer empreendimento, contar com uma localização onde o seu público-alvo está é fundamental para atrair as pessoas certas para o seu negócio. Além disso, a avaliação do que compensa mais entre alugar ou comprar o imóvel faz toda a diferença, pois em um curto período de tempo, um pode apresentar mais vantagens do que o outro.

Os prazos de retorno são fixos

FALSO!

Fazer projeções de quando o investimento irá retornar é possível, porém é preciso ter consciência de que a economia, o desempenho do franqueado e a movimentação atual do setor, são fatores que contribuem diretamente para que essas projeções sejam as mais realistas possíveis. Portanto, tenha sempre uma margem financeira caso o investimento feito não retorne no tempo estipulado.

A franqueadora tem um papel fundamenta para o franqueado

VERDADEIRO!

O principal papel da franqueadora é desenhar um modelo de franquia compatível com o mercado, tendo como base premissas reais que sejam vantajosas para ambos os lados. Quando a franqueadora apresenta um negócio bem estruturado, validado e com profissionais qualificados para dar todo o suporte necessário para os franqueados, torna-se um ponto chave para fazer a diferença e contribuir para que o retorno do investimento aconteça conforme o previsto.

Vender muito faz com que o investimento retorne mais rápido

FALSO

Sem dúvida o número de vendas é imprescindível para que o retorno do investimento aconteça dentro do planejado. Porém não é apenas a quantidade de vendas que irá determinar esse ponto, afinal, o retorno do investimento depende diretamente da fórmula vendas X custos. Ou seja, se as suas vendas acontecerem com velocidade, porém o seu lucro líquido não for alto, muito provavelmente que o investimento feito inicialmente demore um pouco mais para retornar para você.

 Ter retorno rápido é possível

VERDADEIRO!

Por mais que muitos digam que essa afirmação é questionável, o retorno rápido pode sim acontecer se a franquia é iniciada em condições superiores as quais foram traçadas no plano de negócio, como por exemplo na otimização de custos, condições favoráveis do mercado e claro, se houver dedicação do franqueado para trazer um bom aumento nas vendas estipuladas, aumentando também o lucro líquido.

Tem mais alguma afirmação que você quer saber se é verdade ou não? Escreva pra gente nos comentários que iremos te ajudar a entender um pouco mais sobre as franquias!

Tags: Franquia

Admin