Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

Por que investir em franquias é tão vantajoso?

Se você sonha em ter um negócio próprio, investir em franquia pode ser uma ideia muito promissora. Além de apresentar projeções de crescimento precisas que possibilitam o novo franqueado a entender com exatidão o que é necessário para alcançar o lucro desejado, essa alternativa oferece diversas possibilidades pré-definidas que facilitam o dia a dia do empreendedor.

As vantagens podem ser ainda maiores quando a economia do país apresenta sinais de que começar um novo negócio do zero talvez não seja o mais indicado no momento. Durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), no dia sete de fevereiro de 2018, a taxa Selic ficou determinada em 6,75%, sendo esse o menor valor histórico do Brasil.

Com isso, o cenário para investidores precisou ser repensado, ou seja, produtos com retorno diferenciado e opções para evitar as taxas estipuladas pelos bancos em investimentos mais conservadores se mostraram soluções mais inteligentes. E é aí que o investimento em franquias começa a fazer ainda mais sentido, afinal, com essa modalidade de investimento pontos como a rentabilidade e grandes possibilidades de ganhos são totalmente alcançáveis.

Veja a seguir outras pontos positivos que confirmam que investir em franquias é realmente vantajoso.

São investimentos produtivos

Investimentos produtivos são aqueles que, obrigatoriamente, o investidor deve ter participação ativa nos processos, o que não acontece em aplicações de renda fixa. Ou seja, quanto mais o empreendedor se dedicar para que o negócio prospere, maiores sãos as chances da franquia alcançar os resultados esperados e continuar rendendo.

Oferecem margens validadas

Para os mais cautelosos, saber exatamente onde está pisando é um alívio e tanto para seguir em frente. Quando se investe em franquias, a taxa de retorno do investimento e a lucratividade média que a unidade proporcionará é apresentada ao novo franqueado antes mesmo que ele feche negócio, gerando mais segurança para o investimento. Para se ter uma ideia, uma franquia pode gerar em média uma margem de lucro de 20% a 25%, superando um dos investimentos mais tradicionais em renda fixa, que renderia 120% da taxa CDI, o que daria aproximadamente 10% ao ano.

Contam com um marketing bem estruturado

O baixo valor destinado ao marketing da marca é outro ponto positivo. Se em um negócio totalmente novo os investimentos para divulgação dos serviços deve ser planejado totalmente a parte, levando em consideração quais estratégias serão mais efetivas para cada mercado, nas franquias existe um setor que cuida exatamente dessa função, tornando-o “compartilhado” entre as demais franquias e reduzindo os esforços com essas ações. Sem contar que uma marca franqueada já tem mais tempo de mercado e, na maioria das vezes, já é conhecida pelo público alvo, encurtando alguns caminhos para chegar até o consumidor final. 

Risco reduzido

Os riscos são velhos conhecidos de qualquer empreendedor, mas se há possibilidade de minimizá-los, por que ignorar a possibilidade?  Como o modelo da franquia já foi testado diversas vezes tanto pela franqueadora como por outras franquias, o formato pode ser considerado menos arriscado do que um novo negócio no mercado. Portanto, se você deseja ser dono do próprio negócio de uma forma mais cautelosa, ter uma franquia realmente pode ser uma boa ideia.

A Artes Filmes é a primeira franquia no segmento de produção de vídeos. Se você quiser aliar todos os benefícios citados nesse artigo a um dos setores mais promissores do mercado de comunicação, entre em contato com a nossa equipe e descubra como levar uma unidade da Artes Filmes para a sua cidade!

Admin