Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

Como administrar uma franquia de produção de vídeo

Investir em uma franquia de produção de vídeo é uma excelente alternativa para quem deseja abrir um negócio próprio em um formato já estruturado e validado. A praticidade é realmente uma vantagem de encher os olhos, porém para que o retorno sobre o investimento surja de forma sustentável e que possibilite que a estabilidade do negócio seja firmada, é preciso manter a atenção em alguns pontos estratégicos do negócio.

Mas não se preocupe, gerenciar uma franquia de produção de vídeo não é nenhum bicho de sete cabeças. Assim como qualquer outro empreendimento, uma produtora audiovisual precisa de cuidado e de uma boa gestão, mas apresenta grandes chances de sucesso por ter o suporte de uma marca já estabelecida no mercado.

Para te ajudar a começar a jornada com a sua franquia de produção de vídeo de uma forma descomplicada, separamos algumas dicas que podem ser bem úteis nos seus primeiros passos como empreendedor no segmento audiovisual. Confira abaixo!

Planeje o seu novo negócio

Quando falamos em abrir uma franquia, independente do segmento, é necessário pesquisar bem quais etapas compõe esse processo inicial. Entenda quais licenças e documentações são necessárias para a abertura da sua franquia de produção de vídeo, faça o cálculo estimado sobre os custos que a sua empresa terá e, não menos importante, reserve um tempo para fazer uma pesquisa mercadológica. Essa pesquisa irá te ajudar a identificar os seus principais concorrentes e como eles agem, e também como o seu público se comporta e qual é a expectativa dele com os serviços que você irá oferecer.

Faça a gestão de fluxo de caixa eficiente

O sucesso de um negócio está totalmente ligado com a capacidade administrativa que seus gestores possuem e aplicam a ele. Uma das ações primordiais nessa situação é saber definir o que é lucro e o que é fluxo de caixa, ou seja, para manter a sua produtora de vídeo financeiramente equilibrada, separe os custos do lucro e nunca misture as despesas da empresa com as despesas pessoais. Não use o lucro da sua franquia para pagar as contas, mesmo que sejam contas da empresa. Tenha sempre em mente que lucro é lucro, e que a margem para o capital de giro é que irá cobrir os custos.

Tenha uma boa organização tributária

Ter uma franquia facilita muitos processos, porém não dispensa ter atenção também com a questão tributária que pode envolver o seu negócio. Organize um cronograma de pagamento dos impostos para não ter problemas futuros com a Receita Federal e com a Franqueadora.

Não esqueça do seu time

A gestão de pessoas também faz parte da administração de uma franquia de produção de vídeos, ainda mais se você contar com prestadores de serviço e equipes externas. Você como franqueado deve buscar estar sempre preparado para treinar, capacitar e motivar seus colaboradores. Lembre-se, uma produtora de vídeo é composta por profissionais com características técnicas e comportamentais diferentes, ouvi-los e estar próximo de seu time irá te ajudar a aprimorar cada detalhe da sua produtora.

Quer saber mais detalhes para abrir a sua franquia de produção de vídeos e como administrá-la da melhor forma? Mande um e-mail para artesfilmes@artesfilmes.com.br, nós como pioneiros em franquias de produção de vídeos ficaremos felizes em te ajudar nessa etapa.

Tags: Franquia , produtora de vídeo

Admin