Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

O mercado de franquias como alternativa para o novo empreendedor

O desejo de ter um negócio próprio é latente em uma parcela significativa da população, porém a falta de expertise mercadológica acaba afastando a realização desse sonho e adiando os planos de ser um empreendedor por grande parte das pessoas.

Se o parágrafo acima condiz com a sua realidade, peço que responda a essa pergunta: você já pensou em adquirir uma franquia?

Se a sua resposta for negativa, talvez esteja na hora de começar a considerar essa ideia. O sistema de franquias funciona basicamente da seguinte forma: o proprietário de uma marca, que aqui chamamos de franqueador, fornece os direitos para uma outra pessoa, que chamamos de franqueado, para vender seus produtos ou serviços, e utilizar a sua marca e patente. Com isso, o franqueado tem total suporte de uma empresa já consolidada no mercado e abre o seu próprio empreendimento respaldado por um plano de negócio validado e uma marca já reconhecida pelo público-alvo.

O sistema de franchinsing, que comentamos brevemente acima, está em constante crescimento e amadurecimento, apresentando fortes tendências para os próximos períodos. A crise econômica influenciou algumas mudanças nesse mercado nos últimos anos, porém, com o fim da recessão econômica esperada, o segmento das franquias é um dos mais beneficiados.

Para 2017, uma das tendências apontadas para o setor é a continuidade de modelos de franquias de custos menores, focando nos empreendedores que não desejam investir um valor muito alto para abrir um novo negócio. Esse tipo de comportamento reflete a insegurança que a crise econômica gerou no mercado, pois mesmo que o pior tenha passado, os novos empreendedores desejam começar investindo menos como um fator de segurança.

Outra tendência para esse ano é o Franqueado Millennial ou seja, é aquela geração que cresceu conectada com a tecnologia e busca muito mais que realização financeira. A pouco esses jovens chegaram ao mercado de trabalho e hoje estão começando a investir em seus negócios próprios. Esse novo perfil de franqueados busca algo muito além do dinheiro. Eles estão procurando um propósito. Esses empreendedores estão mais ligados à economia colaborativa e fazem questão de estarem alinhados com a proposta da marca que estão prestes a assumir.

Uma força que tem surgido aos poucos no mercado das franquias é a possibilidade de fazer parte da economia criativa através desse sistema. Cada vez mais negócios ligados à atividades artísticas, entretenimento e até mesmo audiovisual têm surgido e possibilitado novos empreendedores a abrirem as portas seguindo esse modelo.

É importante ressaltar que o sistema de franquias deve ser sempre baseado no ganha-ganha, ou seja, deve ser vantajoso tanto para o franqueador quanto para o franqueado, pois apenas dessa forma é possível dar sustentabilidade para os negócios.

Existem diversas vantagens em adotar o sistema de franquias para abrir o próprio negócio, como por exemplo, ter riscos menores, já que o modelo utilizado já foi testado e há um suporte especializado para auxiliar na gestão geral da nova unidade franqueada. E também é possível (e até mesmo sugerido) utilizar o know-how do franqueador, pois assim se reduz tempo de implantação e se otimiza os recursos utilizados.

Se você deseja empreender, apostar em uma rede de franquias pode ser a melhor saída. Você sabia que a Artes Filmes é a primeira franqueadora no ramo de produção de vídeos do Brasil? Se você quiser saber como se tornar um franqueado, clique aqui e preencha o nosso formulário de contato ou fale com a gente pelo telefone 11 2896-9232. Estamos te esperando para viver novas possibilidades!

Admin