Blog

Explore nosso conteúdo e crie novas possibilidades!

Como usar vídeos estrategicamente

Para se destacar no mercado é preciso traçar boas estratégias que sejam capazes de não só atrair novos clientes, mas também de satisfazê-los através dos serviços e produtos ofertados.

Sabemos que empurrar soluções para o público de forma invasiva não faz parte de uma boa estratégia de marketing, não é mesmo? Afinal, também sabemos que o interesse não surge através de ações massivas e fora de contexto. O que vai despertar o interesse do público é exatamente o contrário. É necessário pautar técnicas embasadas que mostrem valor para o prospect, para que assim, ele possa relacionar a solução de suas necessidades através da sua empresa.

É aí que a utilização de vídeos mostra-se fundamental em uma estratégia de marketing. Com eles é possível gerar grande credibilidade e transmitir mensagens com mais proximidade do público.

Para se ter uma ideia, 85% das pessoas que assistem um vídeo com um formato explicativo sobre um serviço ou produto estão mais inclinados a comprá-lo após assistir o filme. Um dado como esse não pode ser descartado, concordam? Mas por onde começar? Veja algumas dicas para inserir os vídeos na estratégia de marketing da sua empresa e aumentar as suas vendas!

1 - Não pule o planejamento

Uma estratégia bem feita deve sempre começar por um planejamento bem estruturado. Faça um apanhado de tudo o que você já faz referente ao marketing do seu negócio e entenda o que apresenta resultados mais significativos. Além disso, não deixe de entender para quem as suas campanhas são direcionadas. Faça um levantamento de quem é o seu público, qual é o gênero predominante, idade, desejos, hábitos de compra e assim por diante. Essa etapa é fundamental para o sucesso de qualquer trabalho que envolva a comunicação da sua empresa com os seus futuros clientes.

Depois disso, está na hora de unir as boas ideias com dados relevantes de pesquisas confiáveis. Assim, o seu vídeo terá grande potencial de entregar a mensagem certa para o público certo.

2 – Pense nos vídeos como parte das ações de marketing

Não veja os vídeos como ações isoladas de comunicação. Eles deve fazer parte de uma estratégia estruturada e alinhada com os valores e objetivos que a sua empresa deseja transmitir. É possível explorar diversos formatos de vídeos e veicula-los nos canais que a sua empresa tem mais relevância, como por exemplo, dentro do próprio site, ou então, fazer trilhas de conteúdo para fortalecer a autoridade da sua marca sobre determinado assunto.

Outra maneira de inserir os vídeos no marketing da sua empresa de forma estratégica é através das redes sociais. Esses canais são excelentes para fortalecer o relacionamento com uma audiência segmentada. É importante ressaltar que para cada rede social é necessário alinhar a linguagem e o formato, pois assim a comunicação estará sempre de acordo com os propósitos da empresa e também com o que o público espera encontrar na rede.

3 – Mensure todos os resultados

Você só vai saber se a sua estratégia de marketing utilizando os vídeos foi bem sucedida se mensurar os resultados que vieram de cada ação. Isso permite analisar o que deve ser mantido, melhorado ou excluído. Crie indicadores que facilite essa análise. Mas lembre-se, o vídeo não deve ser visto como uma ação pontual e sim como parte de uma estratégia de marketing estruturada. Ou seja, a mensuração dos resultados deve ser feita para cada ação dentro do todo, porém também deve dar parâmetros que possibilitem a análise da campanha no geral.

Os vídeos são ferramentas incríveis para relacionar marcas com pessoas. Com eles sua empresa pode incentivar esse relacionamento de diferentes maneiras, como respondendo dúvidas, entregando conteúdo relevante, oferecendo ofertas, estimulando reflexões, entre tantos outros objetivos.

Sua empresa já trabalha com vídeos de forma estratégica ou tem alguma dúvida de como iniciar esse tipo de ação? Conte pra gente nos comentários!

Tags: Vídeos no Marketing

Admin